Adaptado Viva Decora
Você é ótimo em criar espaços funcionais e belos, mas sente que na hora de organizar o seu negócio e captar clientes ainda tem muito a melhorar? Isso não é novidade. Criar um plano de marketing para arquitetos robusto e que traga resultados expressivos ainda é uma dificuldade para esse mercado.
Por isso, criamos esse conteúdo e dividimos ele em duas etapas principais: primeiro, vamos explicar como você consegue estruturar o seu plano de marketing, desde a definição de público, orçamento, cronograma e etc; em segundo momento, vamos dar dicas e sugestões de ações e estratégias para você implementar no seu negócio para já.
Vamos lá?
Estruture seu plano de marketing
1 – Encontre seu público alvo
O primeiro passo em um planejamento de marketing, seja para arquitetos ou qualquer outra área, é definir por quê e para quem seu negócio existe. Ter foco em um público específico vai ajudar na definição de todos os outros pilares do plano.
Por exemplo, se seu escritório tem como foco criar projetos para restaurantes, o foco das suas ações será mais voltado para o público B2B do que para um cliente de pessoa física.
Provavelmente em sua época de faculdade e devido às suas experiências, você já tem em mente qual área pretende trabalhar. Mas existem algumas formas de definir ainda mais claramente seu público a fim de saber exatamente quem você deseja atingir.
Uma forma é fazendo pesquisas com seus atuais e potenciais clientes. Entender com que eles trabalham, seus hobbies, classe social, gênero e até região onde moram são algumas das perguntas comuns em uma pesquisa de mercado para identificar seu público alvo. Conhecer a metodologia do Círculo Dourado pode te ajudar!
Outras ferramentas também ajudam a entender um pouco melhor seu mercado e como seu público se comporta, como é o caso do Audience Insights do Facebook. Ao inserir algumas informações sobre o seu público, essa ferramenta te retorna com outras informações complementares, como nível de escolaridade, profissão, idade, estado civil, e etc.
Existem outras formas de estudar e definir o seu público alvo, cada uma traz insights valiosos que vão ajudar na definição da persona do seu negócio.
É super importante ter essa etapa definida, antes de seguir para as próximas, só assim você conseguirá alinhar as estratégias certas para o público certo.
2 – Defina os objetivos e ações
Seu público alvo está definido, agora chegou a agora de definir as ações que você irá colocar em prática. Um plano de marketing para arquitetos pode ter qualquer duração. Nossa sugestão é que você siga a metodologia dos OKR’s, que são planos com duração de um ano, dividido em períodos de três em três meses (chamados Quarters, do inglês que em tradução significa cada um quarto do ano).
Essa metodologia está sendo muito utilizada atualmente por ajudar na definição de metas e ações a curto prazo, sendo mais fácil de acompanhar e revisar. As metodologias de planejamento mais tradicionais duram mais de um ano para ter uma revisão. Imagine esperar todo esse tempo para ver que o que deu certo e o que não deu?
A ideia é definir a meta anual e dividi-la em nos Quarters (cada três meses), ou seja, se com o plano de marketing para seu escritório de arquitetura você pretende atingir 100 clientes em um ano, você poderá dividir esse valor em submetas para cada trimestre até que ao final do ano atinja a meta de 100.
Da mesma forma, você deverá definir o que será feito em cada trimestre para alcançar a meta. Serão as ações de marketing, como por exemplo criar uma campanha de anúncios no Google AdWords para sua empresa ou apoiar um evento que seu público estará presente.
Vamos dar mais informações sobre ações de marketing na segunda etapa do conteúdo, por hora o que importa é você definir onde sua empresa quer chegar ao final de um ano e o que será feito para atingir essa meta em cada um dos meses.
3 – Investimento e ROI
Toda empresa deve ter o controle de quanto está investindo e também do retorno desse investimento (ROI – Return of Investment).
Em um plano de marketing, uma das etapas principais é definir quanto seu negócio está disposto a investir e quanto é esperado de retorno em vendas. A conta é simples, o valor investido dividido por quanto em serviço foi retornado.
Vamos dar um exemplo para ficar mais prático, você quer investir R$ 1000,00 em uma campanha de anúncios no Instagram Brasil e a cada um projeto vendido o lucro é de R$ 2000,00, ou seja, para valer a pena sua campanha no Instagram, você deve vender pelo menos um projeto.
Mantenha os investimentos salvos em uma planilha e também sempre acompanhe de onde seus clientes estão vindo para manter em dia essa análise de investimento e resultados. Fazer isso é uma ótima maneira para evitar a queda da lucratividade em escritórios de arquitetura.
4 – Análise de Resultados
A última etapa em um plano de marketing para Arquitetos é a análise de resultados. Acompanhar as métricas das ações de marketing digital ou off-line é essencial para estar em um ciclo contínuo de melhoria. Se ao final do primeiro trimestre, suas metas não chegaram nem a 80% do esperado, está na hora de revisar as ações e entender o que não deu certo.
Mantenha o hábito de ver o resultado das estratégias que foram implementadas, só assim será possível melhorar o que deu certo e evitar aquela ação que não traz resultado algum para sua empresa.
Só tome cuidado para ser crítico ao definir se uma ação dá certo ou não para seu negócio para não correr o risco de deixar de lado a mina de ouro para seu escritório.
Ficou alguma dúvida? Fez alguma ação diferenciada que funcionou para seu negócio? Conta para a gente!