Com mais de 400 milhões de usuários, o Pinterest é uma plataforma que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital. No Brasil, o número se aproxima a 46 milhões de brasileiros que visitam o Pinterest mensalmente.
Na prática, a plataforma não é considerada uma rede social, já que seu intuito não é a interação direta entre usuários, mas sim uma plataforma online de descoberta visual!
É perfeito para encontrar inspirações, ver diversos portfólios e principalmente, divulgar o seu trabalho. Não há como negar: o Pinterest é o momento!
Mas afinal, como usar o Pinterest para arquitetos?
Vamos começar pelo básico: como de fato usar o Pinterest?
O primeiro passo, para quem ainda não possui conta, é criar uma conta pessoal no Pinterest e mudar para conta business logo após a criação do perfil. A importância de fazer essa alteração está em uma simples palavra: monitoramento.
Com a conta business você terá acesso ao Analytics, onde você poderá analisar e monitorar o engajamento das suas publicações, conhecidos como Pins na plataforma, e assim, validar de fato informações como impressões, alcance e conversões. Além de visualizar dados como idade, gênero e localização sobre o seu público.
As publicações são em formatos PINS que podem ser em imagens/fotos ou vídeos. Esses pins podem ser salvos, compartilhados e clicados por outros usuários, inspirando e ajudando outras pessoas.
Que tipo de estratégia devo usar como arquiteto?
O primeiro passo é definir um padrão estético em seu perfil, ou seja, todos seus pins devem estar na mesma dimensão e, se possível, com sua marca em algum cantinho da imagem. Dessa forma, sua conta parecerá mais profissional e passará harmonia e beleza, algo ideal para a área da arquitetura e decoração.
É importante planejar legendas e links utilizados para a publicação dos pins. Para as legendas use sempre palavras-chaves que as pessoas tendem a pesquisar, como por exemplo: “inspiração para sala de estar”, “como decorar quarto infantil” e “decoração para casa”. Aliado a isso, inclua informações relevantes que possam ajudar o usuário.
Já os links devem ser direcionados aos seus próprios conteúdos disponíveis na internet como o seu site, alguma entrevista divulgada e até mesmo suas outras redes sociais.
Há, e tem outra coisa que não pode faltar: Network!
Conecte-se com outros profissionais, tanto do segmento de arquitetura, como também em áreas complementares na decoração. Dessa forma mais pessoas conhecerão seu trabalho e maior será seu engajamento na plataforma.
O que devo postar?
Como explicamos, as pessoas procuram no Pinterest por inspiração! Então aposte em fotos e vídeos atrativos, o que para um arquiteto nunca é problema, né? Sabe aquele projeto que encanta todos que veem? Cire uma legenda, seguindo as dicas acima, e publique para que chegue ao máximo de pessoas.
Além disso, entregue conteúdos mais informativos e com dicas, como exemplo:
- Como decorar a parede com quadros?
- Como montar uma mesa posta?
- Como escolher o papel de parede ideal?
Há uma infinidade de opções de conteúdos neste universo de decoração. Use a criatividade e faça seu planejamento.
Entendeu a importância da utilização do Pinterest para se destacar como profissional de arquitetura? Coloque a plataforma em sua estratégia de marca e seja visto em todos os cantos.
Inclusive, quer ver um pouquinho de inspiração? Visite nosso perfil e acesse nosso site.