Adaptado Viva Decore
Nosso último artigo demos dicas e como estruturar o seu plano de marketing em quatro etapas: encontrar o seu público alvo, definir objetivos e ações, investimento e ROI e a análise de resultados. Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo completo.
Agora que você já entendeu a estrutura de um plano de marketing para Arquitetos, vamos passar de forma resumida algumas sugestões de ações de marketing para você já dar início ao primeiro trimestre do seu plano.
1 – Mídia Paga
Em um primeiro momento pode ser difícil deixar todas as engrenagens da área de Marketing funcionando perfeitamente e trazendo resultados. Por isso, nossa primeira dica é investir na geração de tráfego e leads qualificados através de campanhas de mídias pagas.
A estratégia de mídia paga nada mais é que anunciar sua empresa no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin, Youtube e etc.
As ferramentas oferecem dezenas de formatos e opções de anúncios, cada um com suas vantagens e desvantagens. O orçamento também é bem flexível e permite criar campanhas a partir de R$5 por dia. Claro, quanto maior o investimento, mais resultados, mas é uma boa estratégia para dar o pontapé inicial.
Antes de criar qualquer conteúdo, certifique-se de que o que você quer divulgar está de acordo com o seu posicionamento de marca. Pense: Meu público vai gostar disso?
Se você não se sente seguro para criar uma campanha do 0, pode contar com uma equipe especializada em mídia paga para ajudar nessa estratégia.
2 – Marketing de Conteúdo e SEO
O consumidor está cada vez mais conectado e usando a internet como sua principal fonte de informação. Por isso, uma estratégia que ajuda a aumentar o alcance e relevância da empresa é a criação de conteúdo, de preferência otimizado para os mecanismos de buscas, o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization, em português livre otimização dos mecanismos de buscas).
Essa é uma estratégia que tem mais resultado a longo prazo, mas que não deve ser deixada de lado, já que quando bem-feita, pode trazer tráfego gratuito e constante para seu blog e site, gerando um fluxo de venda recorrente.
3 – Redes Sociais
Dentro de um plano de marketing, não podemos esquecer as estratégias de redes sociais. Cada rede social possui sua função e público diferente, alinhar a linguagem dos conteúdos para cada é o que vai fazer você criar uma base de seguidores fieis e engajados.
Cuide para ter um cronograma de postagens e manter suas redes atualizadas. Aqui vão algumas dicas para as principais redes sociais:
Linkedin: é uma rede profissional, mas existe espaço para escritórios de arquitetura. Você pode compartilhar informações e criar posts que falam de como espaços funcionais ajudam na produtividade dos funcionários, por exemplo. Confira nossas dicas e saiba como usar o LinkedIn para empresas.
Instagram: essa rede possui um forte apelo visual, alimente o seu perfil com belas fotos de projetos próprios e até inspirações. Use as #hashtags de decoração e arquitetura para ter um alcance maior. Descubra como conquistar seguidores no Instagram com o seu trabalho.
Facebook: uma das redes sociais mais fortes não pode ser deixada de lado. Crie posts que faça os usuários engajarem, como perguntas, vídeos engraçados ou imagens criativas. Isso ajudará a aumentar o alcance orgânico das publicações no Facebook.
Pinterest: é a rede social que os internautas usam como principal fonte de inspiração. Muito forte para decoração, é uma ótima estratégia manter o perfil do seu escritório atualizado por lá. Saiba como usar o Pinterest e inspire seu público!
4 – Tenha um Portfólio no mínimo incrível
Uma das principais estratégias em um plano de marketing para arquitetos é conquistar potenciais clientes através do apelo visual. Por isso, ter um portfólio atualizado, organizado e bem apresentado é essencial para o sucesso do plano.
Algumas ideias para criar o seu portfólio de arquitetura:
Você pode criar um site online moderno e de acordo com a identidade visual do seu escritório de arquitetura.
Pode manter um blog atualizado com os últimos projetos e outras informações (pode criar uma categoria só para os últimos trabalhos, por exemplo)
Seu portfólio pode ser até mesmo uma conta no Instagram, Pinterest ou Facebook, bem estruturado e atualizado.
Outra opção que pode funcionar em conjunto com as opções digitais é ter um portfólio impresso com fotos profissionais dos projetos. Ele pode ser um livro bonito ou um folder. Com certeza agregará muito valor ao apresentar sua proposta comercial para um novo cliente.
Use da sua criatividade e o mais importante, preze pela qualidade e beleza ao apresentar seus projetos. Ele será seu cartão de visita para muitos clientes. De nada adiantará investir em várias estratégias de marketing em um plano robusto para apresentar seu trabalho a mais pessoas, se ao chegar em seu site ou blog as informações estarão desorganizadas e com ar descuidado.
5 – Invista em fotos profissionais
Vender um projeto de arquitetura é mais difícil do que parece. Seus clientes vão se basear em fotos do que você já fez e recomendações de outras pessoas. Por isso, ter fotos em alta qualidade, que mostre nitidamente o resultado final do seu trabalho é essencial para convencer seus clientes de investir no seu serviço.
Tenha o contato de um fotógrafo profissional parceiro que possa realizar pequenos trabalhos para você. Assim, sempre que finalizar um projeto, você conseguirá guardar as fotos para incluir em seu portfólio posteriormente.
Pronto, você está pronto para criar o plano de marketing que seu escritório de arquitetura precisa. Ficou alguma dúvida? Fez alguma ação diferenciada que funcionou para seu negócio? Conta para a gente!